Post inicial

Olá a todos!

Sou a Joana.

Decidi criar este blog para divulgar conhecimentos que considero imprescindíveis e que tenho vindo a "adquirir", por via da reflexão efetuada sempre que novas coisas requeriam e requerem uma compreensão mais aprofundada, e também através das obras de Allan Kardec, o codificador da Doutrina Espírita, bem como de Divaldo Franco, etc..

Deste modo, irei partilhar reflexões que são de extrema importância, a meu ver, pois que dizem respeito àquilo que nós somos de Verdade, ao nosso Eu interior, e que são fulcrais para compreender a nossa verdadeira missão na Terra: evoluir, por via da eliminação de erros do Espírito, como seja o ego (que contém os mais variados sentimentos - todos errados -, como sejam os de ódio, vingança, vaidade, orgulho, egoísmo, medo, julgamento, etc.) e os apetites, todos eles contrários à Verdade.

Assim, devemos aproximarmo-nos cada vez mais da Verdade, que o nosso Eu tem a capacidade de perceber quando livre dos elos terrenos e das suas características negativas, pois que Deus o dotou da capacidade de inteligência (que se vai desenvolvendo à medida que a experiência se acumula), de memória (que proporciona a "fixação" no ser dos conhecimentos já adquiridos) e de múltiplas existências que lhe possibilitarão o confronto com provas e desafios essenciais ao seu crescimento.

O objetivo de todos os Espíritos - quem nós somos de verdade - é chegar à perfeição (que compete à sua condição; diferente da perfeição de Deus). E isso só é possível escolhendo o bom caminho, que não se compadece com as coisas terrenas, pois que essas apelam à carne, logo, prendem o Espírito à Terra, não o elevam, e o objetivo é desprendermo-nos da Terra.

Não esquecer que, como Espírito que somos, encarnado na Terra por ora, somos imortais e criações de Deus, pelo que nos regemos pelas suas leis, também elas eternas. De entre elas destacamos a Lei do Progresso, que dita que não podemos regredir a um estado mais primitivo em relação àquele em que estamos de momento, pelo que os conhecimentos já adquiridos não desaparecerão e permanecerão connosco nas nossas sucessivas reencarnações, caso elas aconteçam.

Mas ainda que estejamos sujeitos à Lei do Progresso, o nosso progresso só acontece se fizermos por isso, se trabalharmos para nos corrigirmos e para chegarmos à Verdade. Com efeito, se não o fizermos, ficaremos estacionários, isto é, iguais a como éramos na reencarnação anterior, e esse não é o objetivo, aliás, fará com que a nossa vida não tenha tido sentido porque não teremos cumprido o nosso propósito.

Mas não é isso que vai acontecer se nós lutarmos pelo que realmente vale a pena lutar, e isso é a correção do nosso ser, é a escalada efetuada no caminho do bem e da Verdade. É também a ajuda que disponibilizámos aos outros, o bem que fizemos.

Será isso que nos proporcionará verdadeira alegria, pois que ela é fruto do conhecimento e da prática da Verdade e do amor, e veremos que, ao superarmos erros nossos, seremos cada vez mais felizes (aqui e Lá), cada vez mais em paz.

E é precisamente trabalhando para o bem e não para o mal, e usando os nossos dons para servir o bem, a Verdade, os outros (ajudando-os a também se corrigirem e a compreenderem essa Verdade, ou realizando outras obras valorosas), que, Lá, seremos tratados à medida do que aqui fizemos.

Assim, sejamos e façamos segundo aquilo que mencionei e, portanto, cumprindo a máxima cristã (que, na verdade, é uma máxima universal, porque diz respeito a todos, não apenas aos cristãos; se pertence a uma religião, é à do Amor, que é universal) de amar o próximo como nos amamos a nós, e, assim, estaremos a amar Deus.

Obrigada por estarem desse lado. Espero que tenham ficado mais esclarecidos.

Até à próxima!

Comentários